Imagem Hospedada por bRImG.com - Hospedagem de Imagens

09/08/11 - Adicionado episódios dublados do CHAVES

06/08/11 -
Adicionado o vídeo da Twitcam Completa de Chespirito.

13/05/11 - O blog apagou TODOS os meus parceiros adicionados nos últimos 3 dias... Por favor entrar em contato comigo.

13/05/11 - Adicionado o chat do blog aqui em baixo... Participe.

16/05/11 - Adicionado a postagem de jogos do chapolin
Imagem Hospedada por bRImG.com - Hospedagem de Imagens

quinta-feira, 11 de março de 2010

História no México


Como Surgiu o Chapolin ?

Em 1970, Chespirito apresentava um programa semanal na TV TIM, quando teve a idéia de interpretar um Super-Herói. Um Herói sim, mas um héroi humano. Um personagem que fosse um exemplo para as crianças e que não tivesse nenhum super poder, que lutasse contra uma grande variedade de inimigos e contra seu próprio medo. Assim nasceu o Chapolin. Para o uniforme, Chespirito tinha 4 cores: Preto, Branco, Azul e Vermelho. O Preto simbolizava a morte, e logo foi descartado. O Branco se associaria a algumas religiões, e também caiu fora. Sobraram o Azul e o Vermelho. Como o primeiro atrapalharia o efeito "Cromakey" como por exemplo quando o Chapolin aparecesse em uma nave de papel pelo Espaço Sideral, o jeito foi se virar com o Vermelho. Assim também se juntou ao nome "Chapulín" o "Colorado" pela cor do uniforme.

O nome "chapulín", (possivelmente de origem idiomática Nahuatl ou Asteca), é oriundo de uma espécie de gafanhoto, pertencente ao género Sphenarium, bastante popular no México, sendo utilizada como iguaria.

Em um quadro do Programa Chespirito, Chapolin explica a origem de seu nome. Seu pai chamava-se "Pantalone Colorado y Roto" (Calça Vermelha e Curta) e sua mãe "Luisa Lane" (piada ao nome Lois Lane de Superman). Seu padrinho estudava e colecionava insetos. Então escreveu o nome de 4 insetos em pedaços de papeis e os colocou dentro de um chapéu, pediu que alguém sorteasse e assim saiu o nome "Chapulin" (Gafanhoto) para o batismo. Os outros três insetos eram Libélula, Escarabajo (Escaravelho) e Gorgojo (Caruncho). Portanto, o nome completo de Chapolin é "Chapulin Colorado Lane".


El Chapulín Colorado foi exibido na televisão mexicana pela primeira vez em 1970, na TV TIM (Televisión Independiente de México), como um quadro do programa Los Supergenios de la Mesa Cuadrada. Deste programa, além de Bolaños, também participavam os atores Rubén Aguirre, Mária Antonieta de las Nieves e Ramón Valdés.

Nos primeiros episódios a falta de estrutura da pequena emissora local em que era exibido era mais que evidente. Poucos atores participavam, entre eles se destacavam Ramón Valdez e Maria Antonieta de las Nieves, que já trabalhavam no programa de Chespirito desde 1968. Os capítulos tinham em média 10 minutos de duração, ainda dentro do Programa "Chespirito". Lá surgiram, ainda como figurantes, Florinda Meza e Carlos Villagrán.

Uniforme bizarro do Chapolin em uma de suas primeiras aparições


A Mudança para a Televisa

Em 1973 Chespirito se mudou para a recém formada Rede da Televisa. Com o fim do canal TV TIM foi decidido que em lugar de um grande Programa Semanal, Chespirito produziria "El Chavo del Ocho" e "El Chapulín Colorado" em dois programas de 45 minutos cada, com 2 episódios em cada programa. E o nosso Chapolin foi também o escolhido para abrigar quadros tradicionais, como o Dr.Chapatim que sem lugar na Programação acabou aparecendo ocasionalmente no programa do vermelhinho, em sketchs de 10 minutos.


Chapolin no início dos anos 70
Chapolin em 2 quadros gravados antes de sua ida para a Televisa

Até 1975 foi a chamada fase das Grandes Aventuras, em que Chapolin enfrentou desde ladrões comuns até mafiosos e bandidos do Velho Oeste. Aí surgiram seus grandes inimigos, como Racha Cuca, Tripa Seca e o malvado Pirata Alma Negra.

Fase "Grandes aventuras" (1972/1975) onde Chapolin conheceu a maioria de seus inimigos


Em 1978, pouco antes da saída de Carlos Villagrán, Chapolin passou a atuar mais como um contador de histórias, contando e as vezes participando de grandes épicos do cinema e da literatura mundial. Em 79 já sem Villagrán e de Ramon Valdez a série passa a ser formada por remakes de episódios das primeiras temporadas.


Fase do "contador de histórias" (1978) onde Chapolin passou a contar diversas histórias


O último episódio "Clássico" do Chapolin


Trecho legendado do último episódio do Chapolin colorado em 1979., Roberto Bolanõs agradece os seus eternos companheiros e membros da produção da série.


Chapolin em "Chespirito"

Chapolin nos anos 90

Chapolin, em 2 quadros do programa Chespirito já exibidos pelo SBT como "Clube do Chaves", visivelmente fora de forma

Nos anos 80 e começo dos 90, Chespirito resolveu reviver um de seus mais famosos personagens. Junto com seus velhos companheiros de atuação fez diversos remakes de episódios clássicos do vermelhinho, além de produzir novas histórias. A série só foi acabar definitivamente em 92, três anos antes do final do semanal de Roberto Gomez Bolaños. Mas o Chapolin, o maior super herói da América Latina permanecerá para sempre vivo na memória de seus fãs, que assistem a suas reprises e se divertem com suas piadas. Então Chapolin, sou eu quem digo: "Não contavam com a sua astúcia !!!".


Fonte do texto: Chespiritobr.com

0 comentários:

Postar um comentário